terça-feira, 10 de março de 2015

Inezita

Descendente do Almirante Barroso (o da Guerra do Paraguai).
 a moça da sociedade cujo pai " Não fazia gosto"(sic)
que a filha tocasse violão,
a folclorista, cantora, violeira, atriz,  promotora cultural,
risonha, bela,estilosa, dona de voz invejável,
deu- nos grandes alegrias e nos ofereceu grandes momentos
de beleza, de prazer, de arte.
Deixou-nos referências que nos identificam,
resgatou a figura do jeca: alijou o sujeito triste e desvalido
e fez emergir  o dono de  cultura preciosa,  o caipira
paulista dos quatro costados. Querida. Querida.
Seu nome, no diminutivo, dá - nos a ilusão de sermos íntimos
dessa mulher gentil, valente, digna.

Porque ela morreu, deixando um buraco imenso
causando desarmonia no espaço vou pensar nela,
entre tantas outras músicas que ela celebrou,
na canção que divertia nosso dia, cada vez que ela cantava.


C'a marvada pinga é qu'eu me atrapaio
Eu entro na venda e já dô meu taio
Pego no copo e dali num saio
ali mermo eu bebo, ali mermo eu caio...
Só prá carregá é qu'eu dô trabaio. Oi lai

Eu bebo da pinga porqu'eu gosto dela
Eu bebo da branca bebo d'amarela
Bebo no copo bebo na tigela
Bebo temperada com cravo e canela
Seja em quarqué tempo vai pinga na guela...

Pego o garrafão e já balanceio
Qué pra mode vê se ta mermo cheio
Num bebo de veiz porque acho feio
No primeiro gole vô inté no meio
Mais é no segundo qu'eu desvazeio. Oi lai

Cada veis qu'eu caio, caio deferente
'meaço p'a trais e caio p'a frente
Caio devagar, caio de repente
Vô de currupio, vô deretamente
Mai sendo de pinga, caio contente.

Venho da cidade, já venho cantando
Trago o garrafão que venho chupano
venho pros caminho venho trupicando
Chifrand'os barranco venho gambeteando
no lugar qu'eu caio já fico roncando. Oi lai

Marido me diss'ele me falô
"Largue de bebê peço por favô",
Prosa de hóme nunca dei valô
Bebo c'o sor quente p'a esfriá o calô
E bebo de noite práfazê suadô. Oi lai

Eu fui numa festa lá no rio Tietê
Eu lá fui chegano p'ro amanhecê
Já me dero pinga pra mim bebê,
Já me dero pinga pra mim bebê
(Tava sem fervê)
Eu bebi demais e fiquei mamada,
Eu cai no chão e fiquei deitada
Ai eu fui pra casa de braço dado
Ai de braço dado com dois sordado
Oi muito obrigado!


Adeus Inezita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu recado para mim :o) Um beijo, Maliu